A Contra Marcha (Ou rear facing) é a nossa maior Bandeira na segurança auto.
Defendemos a Contra Marcha até onde for possível mesmo e achamos que a lei não está nada de mão dada com a segurança. Primeiro porque esta lei prevê que se só seja usado Contra Marcha até um limite de ano e meio da criança, e segundo porque o efeito secundário das leis, é que as pessoas só seguem mesmo o mínimo possível e não percebem a sua segurança.
Afinal, não é proibido!
O que é a Contra Marcha?
Em português, rear facing significa “contra marcha”.
É uma expressão usada para descrever a orientação dos assentos de carro infantis, em que a criança fica voltada para a parte traseira do veículo.
Mas qual lei?
A regulação europeia R129 das cadeiras feitas em 2013, que diz que a criança deve ficar no sentido contrário da Marcha (Contra Marcha) até os 15 meses de idade e 75cm de altura.
Ok, Contra Marcha, mas porque é melhor?
Porque uma criança não tem o corpo desenvolvido e está a crescer. Além disso, o pescoço de uma criança é muito maior do que o corpo (em relação ao tamanho cabeça/corpo de um adulto)
Mas isto ainda não explica porque a Contra Marcha é melhor, então um arnês não é assim tão bom?
Quando há um acidente no sentido da Marcha, o nosso corpo é expelido para a frente, pois este continua a seguir o sentido em que estávamos a ir, mas como o arnês para o corpo da criança abruptamente, a parte mais pesada e solta do corpo (A cabeça) vai ser expelida para a frente e vai fazer uma especie de Whiplash. Isto é altamente perigoso para as crianças.
Contra Marcha (esquerda), a favor da marcha (Direita)
Mas que tipo de forças estamos nós a falar no favor da marcha e contra marcha?
Forças suficientemente altas que nunca passam nos testes Plus Test em favor da marcha, pois a Plus Test é extremamente exigente no que toca a forças do pescoço.
Como podes ver, a linha vermelha representa as forças de um pescoço numa cadeira virada para a frente, e a linha verde as forças de um pescoço numa cadeira em Contra Marcha. O tracejado é o limite da força no pescoço para passar num teste de Plus Test.
Se vires este símbolo numa cadeira, é porque passou num teste de Plus Test.
O que mais posso saber sobre Plus Test?
Plus Test é um certificado dado por cadeiras que passam os testes do Instituto VTI na Suécia. A Suécia é o líder na segurança auto e quem faz os maiores passos para a verdadeira segurança das crianças nos automóveis e pioneiros na ideia de Contra Marcha.
https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/repcard2e.pdf
Será coincidência que o país que mais apostou na segurança auto e contra marcha tem o menor número de mortes de crianças por 100.000?
E a ADAC?
Os testes ADAC são muito rigorosos e vão além dos requisitos mínimos de segurança estabelecidos pela União Europeia. Eles incluem testes de colisão frontal e lateral, bem como avaliações de facilidade de uso, ergonomia, qualidade dos materiais, e emissão de substâncias tóxicas. Mas infelizmente a ADAC não tem o mesmo foco nas forças exercidas no pescoço das crianças em contra marcha/a favor da marcha.
Isto não significa que a ADAC não é significativa, pois damos muito mais valor a uma cadeira que passou positivamente na ADAC do que uma que não passou.
Os testes independentes são mesmo MUITO IMPORTANTES.
Mas não posso simplesmente usar uma cadeira com escudo frontal (Airbag) em vez da Contra Marcha?
Não recomendamos nada o uso dos escudos frontais como substituto da Contra Marcha! Os escudos frontais criam vários problemas depois de tentarem resolver outros (não) problemas.
Por exemplo, com uma cadeira de escudo frontal, a criança vai presa ao escudo, o que significa que durante um capotamento a criança vai solta e vai certamente sair disparada da cadeira!
E não posso usar a cadeira em Contra Marcha no branco da frente?
Apenas se não houver outra alternativa (por exemplo, carrinha comercial)
MAS SEMPRE COM O AIRBAG DESLIGADO!
- As crianças pequenas são muito frágeis, pois ainda não possuem a medula espinal completamente formada e o peso da cabeça representa 25% do total do corpo. Portanto, se o pescoço de uma criança for exposto a grandes forças, isso pode causar lesões graves ou até mesmo a morte.
- A maior parte das colisões de automóveis são frontais. Em acidentes frontais, o pescoço de uma criança concentra as forças de um acidente. De acordo com Plus Test as cadeiras de front facing causam sempre forças no pescoço acima dos limites seguros de lesão num acidente.
- Na Suécia, os pais são pioneiros na prática de viajar em contra marcha com as crianças até, no mínimo, os 4 anos de idade e, normalmente, até os 5/6 anos, quando por peso e altura já não cabem nas cadeiras em contra marcha e já podem viajar em cadeiras a favor da marcha com o cinto de segurança.
Mais e melhor ferramentas, Plus Test, Adac e Contra Marcha?
Em parceria com a ACS (Associação Criança Segura), desenvolvemos um simulador online para facilitar a sua vida. Com muitos filtros de cadeiras auto. Todas as cadeiras deste site foram testadas.
Veja o Simulador Aqui!
Veja o Website da ACS aqui!
Na Gotu!
Temos segmentada as nossas cadeiras em Contra Marcha (rear facing) em várias categorias.