Análise Testes ADAC de Cadeiras Auto (Outubro 2025) – Perspetiva Gotu.pt e ACS
Na Gotu.pt, a segurança dos mais pequenos é a nossa paixão e o nosso compromisso. Partilhamos com orgulho a mais recente análise da ACS (Associação Criança Segura) sobre os testes de cadeiras auto da ADAC (Outubro 2025), uma vez que a sua filosofia de segurança e rigor se alinham profundamente com os nossos valores.
Este artigo, originalmente publicado pela ACS e aqui partilhado com a sua autorização, oferece um olhar crítico sobre os resultados.
Artigo original da ACS (Associação Criança Segura). Adaptado e complementado pela Gotu.pt com autorização.
A Importância dos Testes ADAC e a Análise ACS
Os testes da ADAC (Automóvel Club Alemão) são uma referência europeia pela sua metodologia rigorosa. Avaliam segurança em impacto, facilidade de utilização, ergonomia e presença de substâncias nocivas.
A ACS complementa estes resultados com a sua experiência e conhecimento aprofundado. O foco é sempre a máxima proteção possível. Defendem:
- Contra-Marcha Prolongada: Idealmente até aos 6-7 anos. É até 5 vezes mais seguro.
 - Perigos do Arnês de 5 Pontos Virado para a Frente (FF): Não recomendado para crianças que já poderiam usar banco elevatório com cinto de 3 pontos. Após a contra-marcha, a transição deve ser para banco elevatório com cinto de 3 pontos do veículo.
 - Ceticismo com Escudos Frontais: Não recomendado, mesmo com airbag.
 
Resultados ADAC Outubro 2025: Análise Detalhada ACS
Apresentamos de seguida os modelos testados pela ADAC, com as respetivas classificações e o parecer técnico da ACS. Para modelos disponíveis na Gotu.pt, adicionamos a tabela de características principais.
Chipolino Olympus i-Size
Tipo: Cadeira Evolutiva Rotativa (40-150 cm) | ADAC Global: 5.5 (INSUFICIENTE)
ADAC Outubro 2025: Segurança 5,5 | Manuseamento 3,8 | Ergonomia 2,0 | Poluentes 4,7
Análise ACS: FALHA CATASTRÓFICA! NÃO COMPRAR EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA. Esta cadeira teve uma falha gravíssima no teste de impacto frontal em contra-marcha: a cadeira soltou-se completamente da sua base, projetando o dummy. Risco de ferimentos muito elevado. Para além disso, a nota de poluentes é inadequada ("mangelhaft"). Um produto a evitar a todo o custo.
Reecle 360 (ZA10 i-Size)
Tipo: Cadeira Evolutiva Rotativa (40-150 cm) | ADAC Global: 5.0 (INSUFICIENTE)
ADAC Outubro 2025: Segurança 5,0 | Manuseamento 3,7 | Ergonomia 2,5 | Poluentes 1,0
Análise ACS: FALHA CATASTRÓFICA! NÃO COMPRAR. Tal como o modelo da Chipolino, esta cadeira sofreu uma falha estrutural gravíssima no teste de impacto frontal em contra-marcha, com a cadeira a soltar-se da base. O risco de ferimentos fatais é altíssimo. Apesar de não ter problemas de poluentes, a falha de segurança é inaceitável.
Maxi-Cosi Nomad Plus
Tipo: Cadeira Dobrável Virada para a Frente (76-105 cm) | ADAC Global: 4.6 (INSUFICIENTE)
ADAC Outubro 2025: Segurança 3,9 | Manuseamento 3,3 | Ergonomia 1,6 | Poluentes 4,6
Análise ACS: NÃO RECOMENDADA. A nota global "Insuficiente" deve-se à presença de substâncias nocivas (poluentes) acima do limite. Além disso, é uma cadeira exclusivamente virada para a frente, uma configuração que a ACS desaconselha para esta faixa etária, devendo-se privilegiar sempre a contra-marcha.
Osann One360 SL Mini
Tipo: Cadeira Rotativa (40-105 cm) | ADAC Global: 3.5 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025: Segurança 3,6 | Manuseamento 3,2 | Ergonomia 2,2 | Poluentes 1,0
Análise ACS: NÃO RECOMENDADA. A nota de segurança (3.6) é classificada como "Suficiente", o que para a ACS é um sinal de alerta. Embora permita contra-marcha, existem opções no mercado com classificações de segurança significativamente melhores. A conveniência da rotação não pode compensar uma performance de segurança medíocre.
Renolux Olymp Pro
Tipo: Cadeira Evolutiva Virada para a Frente (76-150 cm) | ADAC Global: 3.3 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025: Segurança 3,4 | Manuseamento 3,2 | Ergonomia 2,5 | Poluentes 1,0
Análise ACS: NÃO RECOMENDADA. Este modelo utiliza um arnês de 5 pontos virado para a frente. A ACS desaconselha veementemente esta configuração. Após a contra-marcha prolongada (idealmente até aos 7 anos), a transição deve ser para um banco elevatório com encosto, usando o cinto de 3 pontos do veículo, que está desenhado para distribuir as forças de forma mais segura no corpo de uma criança mais velha.
Maxi-Cosi Tanza i-Size
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 3.2 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025: Segurança 3,4 | Manuseamento 2,8 | Ergonomia 1,5 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Um banco elevatório com encosto para crianças mais velhas. A sua nota de segurança (3.4) é apenas "Suficiente", o que o torna uma opção menos recomendada pela ACS, existindo alternativas no mercado com melhor performance de segurança, como os modelos da Britax Römer ou Axkid.
Kinderkraft I-Lite + Endura Safe FX
Tipo: Cadeira "Ovo" com Base ISOFIX (40-87 cm) | ADAC Global: 2.9 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025: Segurança 2,4 | Manuseamento 3,2 | Ergonomia 1,9 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Um sistema de ovo com base que apresenta uma nota de segurança "Bom" (2.4). A nota global "Satisfatório" é influenciada por outros fatores. É uma opção válida para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.
Avova Sperber X
Tipo: Cadeira Rotativa (40-105 cm) | ADAC Global: 2.8 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025: Segurança 2,8 | Manuseamento 2,5 | Ergonomia 2,5 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Uma cadeira rotativa com uma nota de segurança "Satisfatório" (2.8). Embora ofereça a conveniência da rotação, a ACS recomenda, com condições, o seu uso **EXCLUSIVAMENTE EM CONTRA-MARCHA**. A sua performance de segurança não se destaca entre as melhores do mercado.
Nuna Arra Flex + BaseCurv
Tipo: Cadeira "Ovo" Reclinável com Base ISOFIX (40-87 cm) | ADAC Global: 2.7 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025: Segurança 3,0 | Manuseamento 2,1 | Ergonomia 2,3 | Poluentes 1,0
Análise ACS: ALERTA. A nota de segurança "Satisfatório" (3.0) para esta combinação é uma surpresa negativa e um sinal de alerta. Embora a Arra Flex seja um ovo reclinável de alta qualidade, esta combinação específica com a base BaseCurv não obteve a melhor performance em segurança. Recomenda-se a sua utilização sem base (onde obteve melhor resultado de segurança, ver abaixo) ou com a base Base Next.
Ver Produto na Gotu.ptKinderkraft I-Lite
Tipo: Cadeira "Ovo" (40-87 cm) | ADAC Global: 2.7 (SATISFATÓRIO)
ADAC Outubro 2025 (sem base): Segurança 2,0 | Manuseamento 3,1 | Ergonomia 1,9 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Boa nota de segurança (2.0 - "Bom") quando avaliada isoladamente. A nota global é penalizada pelo manuseamento, típico de instalações com cinto. Uma opção segura e económica para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.
Nuna Arra Flex
Tipo: Cadeira "Ovo" Reclinável (40-87 cm) | ADAC Global: 2.6 (BOM)
ADAC Outubro 2025 (sem base): Segurança 2,2 | Manuseamento 2,9 | Ergonomia 2,2 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Confirma a análise anterior. Sem a base BaseCurv, a Nuna Arra Flex instalada com o cinto do carro obtém uma boa nota de segurança (2.2), tornando-se uma excelente opção, especialmente para quem não tem ISOFIX. A sua capacidade de reclinação é uma mais-valia no conforto.
Ver Produto na Gotu.ptAvionaut MaxSpace Smart
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 2.6 (BOM)
ADAC Outubro 2025: Segurança 3,0 | Manuseamento 2,0 | Ergonomia 1,7 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Embora a nota global seja "Bom", a nota de segurança é apenas "Satisfatório" (3.0). Para a ACS, a segurança é o critério primordial. Existem alternativas no mercado com melhor performance de segurança para esta categoria de banco elevatório.
Besafe Beyond + Base Beyond
Tipo: Cadeira Rotativa Contra-Marcha (61-125 cm) | ADAC Global: 2.4 (BOM)
ADAC Outubro 2025: Segurança 2,0 | Manuseamento 2,7 | Ergonomia 3,0 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Uma excelente opção. Combina uma boa nota de segurança (2.0 - "Bom") com a conveniência da rotação e a segurança da contra-marcha prolongada até aos 125 cm. Recomendada pela ACS.
Joie i-Level Pro + i-Base Encore
Tipo: Cadeira "Ovo" Reclinável com Base ISOFIX (40-87 cm) | ADAC Global: 2.3 (BOM)
ADAC Outubro 2025: Segurança 2,6 | Manuseamento 1,9 | Ergonomia 2,2 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Uma boa opção global. Embora a nota de segurança seja "Satisfatório" (2.6), a combinação de conveniência (reclinação, rotação com a base Encore) e ausência de poluentes torna-a uma escolha muito popular e aceitável para recém-nascidos, sempre em contra-marcha.
Ver Produto na Gotu.ptJoie i-Level Pro
Tipo: Cadeira "Ovo" Reclinável (40-87 cm) | ADAC Global: 2.3 (BOM)
ADAC Outubro 2025 (sem base): Segurança 2,3 | Manuseamento 2,4 | Ergonomia 2,2 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Uma opção segura e recomendada, com boas notas em todas as categorias. A sua performance de segurança é sólida ("Bom") e a capacidade de reclinação, mesmo quando instalada com cinto, é uma mais-valia para o conforto e saúde do bebé.
Ver Produto na Gotu.ptAxkid Up
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 2.0 (BOM)
ADAC Outubro 2025: Segurança 1,9 | Manuseamento 2,2 | Ergonomia 1,8 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Uma excelente escolha para a fase de banco elevatório. Com uma nota de segurança "Bom" (1.9) e uma pontuação global muito positiva, é uma das opções mais recomendadas pela ACS para crianças mais velhas, quando a contra-marcha já não é possível. A sua tecnologia de ajuste independente de altura e assento é uma mais-valia.
Ver Produto na Gotu.ptBritax Römer Kidfix Pro
Tipo: Banco Elevatório com Encosto (100-150 cm) | ADAC Global: 1.8 (BOM)
ADAC Outubro 2025: Segurança 1,7 | Manuseamento 2,0 | Ergonomia 2,0 | Poluentes 1,0
Análise ACS: Excelente resultado. Com uma nota de segurança "Bom" (1.7) e uma pontuação global muito forte ("Bom"), a Kidfix Pro posiciona-se como uma das melhores e mais seguras opções no mercado para a fase de banco elevatório. Altamente recomendada pela ACS.
Alertas Cruciais (ACS)
Independentemente dos resultados dos testes, reforçamos as mensagens chave:
- ✓ PRIORIDADE MÁXIMA À CONTRA-MARCHA: As crianças devem viajar em contra-marcha (RF) o máximo de tempo possível, idealmente até aos 6-7 anos. É até 5 vezes mais seguro.
 - ✗ NÃO AO ARNÊS DE 5 PONTOS VIRADO PARA A FRENTE (FF): Quando uma criança transita para viajar virada para a frente (o mais tarde possível, nunca antes dos 4 anos), deve usar um banco elevatório com encosto e o cinto de segurança de 3 pontos do veículo.
 - ✗ ESCUDOS FRONTAIS – NÃO RECOMENDAMOS: A ACS não recomenda cadeiras com escudo frontal, mesmo que tenham airbag. A segurança destas em cenários complexos, como capotamentos, não está garantida.
 
Porque Comprar na Gotu.pt?
Na Gotu.pt, não vendemos apenas produtos; oferecemos aconselhamento especializado e um compromisso com a segurança do seu filho. Selecionamos cuidadosamente as nossas marcas e modelos, privilegiando aqueles que cumprem os mais altos padrões de segurança, como os promovidos pela ACS.
- Aconselhamento personalizado na nossa loja em Barcelos ou online.
 - Vasta gama de cadeiras auto que permitem a contra-marcha prolongada.
 - Compromisso com as melhores práticas de segurança infantil.