Como escolher o porta-bebés ideal para babywearing?

Como escolher o porta-bebés ideal para babywearing?

Como escolher o porta-bebés ideal para babywearing?

São muitas as vezes em que nos questionam sobre qual é afinal o melhor porta-bebés que existe, contudo, não existe um porta-bebés específico que vá servir a toda a gente de igual modo. Cada caso é um caso e cada família é única.

Existem vários tipos de porta-bebés disponíveis mas antes de escolher o melhor vamos primeiro perceber o que afinal significa esta palavra pouco conhecida pela maior parte das pessoas. Podemos considerar o babywearing como a prática de transportar um bebé junto do corpo, sendo esta provavelmente a forma mais antiga de transporte de bebés da qual se tem conhecimento ao longo da história. São vários os povos antigos que sempre o fizeram pela necessidade de se movimentarem com os bebés em segurança e com as mãos livres para todo o tipo de tarefas.

Podemos então considerar as mais variadas opções disponíveis, como os slings ou wraps (o wrap sling, o pouch sling e o sling de argolas), as mochilas ajustáveis e o mei tai. Estes são alguns exemplos de babywearing que têm ajudado este tipo de prática de transportar bebés ganhar cada vez mais adeptos, principalmente porque existem muitas vantagens que comprovam os benefícios que os "porta-bebés" trazem para os bebés e para o seu desenvolvimento.

Benefícios do Babywearing para os bebés

 

O porta-bebés ideal, pode variar de pessoa para pessoa e será preciso ter em conta várias questões pertinentes. Para isso temos primeiro de saber responder a uma pergunta muito simples: Preciso mesmo de um porta-bebés?

São muitos os pais que já consideram o porta-bebés para babywearing algo indispensável no dia-a-dia. Resultado disso é o facto de estes oferecerem vários benefícios e facilidades no cuidado e no transporte dos bebés, tais como:

- Possibilita ter as mãos livres para todo o tipo de tarefas;

- Proporciona uma melhor ergonomia;

- Permite deixar de andar sempre com um carrinho para todo o lado;

- Estimula o bebé a ver e experimentar o mundo de forma diferente criando ao mesmo tempo um vínculo especial entre ele e quem o transporta.

 

Que tipos de porta-bebés existem?

Existem imensos modelos de porta-bebés com várias nomenclaturas relativas a cada modelo mas para os entender melhor podemos separá-los em dois grupos: Os porta-bebés de panos, conhecidos como slings / wraps e os porta-bebés pré-formados, que são as mochilas ajustáveis e os mei tai.

Mochila Ajustável Isara the One DIAMONDA BLUE INK

 

Tipos de porta-bebés

Wrap Sling (panos elásticos, semi-elásticos e não elásticos)

Os porta-bebés sling / wrap são basicamente uma faixa de tecido retangular que é utilizada para enrolar no seu bebé e prendê-lo junto ao seu corpo. O tecido deve ser aplicado à volta dos seus ombros e costas de modo a criar um espaço para que o bebé fique numa posição confortável. Conforme o tipo de pano, estes podem ser elásticos / semi-elásticos ou não elásticos.

Os panos elásticos e semi-elásticos permitem ser pré-amarrados, o que os torna mais práticos, principalmente para as pessoas menos experientes. Estes panos são muito confortáveis de usar até aos 8 kg do seu bebé (aproximadamente), no entanto, devido à sua elasticidade, estes não duram tanto tempo como os não elásticos. Também é importante verificar que o pano não possua mais que 5% de elastano para que não ceda com tanta facilidade.

Já os panos não elásticos são mais duradouros e são uma excelente opção pela sua longevidade, no entanto, é preciso ter mais paciência para aprender como os aplicar. Além disso, apesar de não existir um limite de peso, costumam durar até quando a sua criança não quiser ser mais carregada.

 

 

Pano elástico Hoppediz

 

A diferença entre o pano semi-elástico para o pano elástico está na forma como a malha estica. O pano semi elástico estica apenas na largura, enquanto que o pano elástico estica no sentido da largura e do comprimento.

Além disso, os panos elásticos têm 3 camadas de tecido para garantir o suporte da coluna do bebé, no entanto, isso torna-os um pouco quentes, principalmente no verão. Se quiser um mais fresco, opte pelos de seda, linho ou bamboo.

O que torna este tipo de panos tão práticos é o facto destes permitirem que os amarre de formas diferentes e isso faz com que não sobrecarregue tanto os seus ombros. Alem disso, apesar do tempo necessário para aprender a aplicar este tipo de panos ser maior que os outros tipos, existem muitos vídeos na internet que ensinam como pode ser feito de forma simples e prática.

 

Pouch Sling

O pouch sling é um porta-bebés composto por uma faixa retangular que possui as extremidades unidas, ele não possui ajustes e deve ser usado depois dos 6 meses, quando o bebé já souber sentar.

Pouch Sling Hop'La de Neobulle

 

Este tipo de pano é apenas um retângulo de transporte fácil e sem ajustes, mas se decidir usá-lo muito tempo seguido, este pode causar-lhe dores nas costas e mau estar. Algumas marcas vendem pouch slings com diferentes opções de tamanhos e há também quem opte por mandar fazê-los sob medida de forma a garantir que estará de acordo com o corpo de quem o vai usar. Se gostar de usar este modelo de porta-bebés, é importante ter em atenção que o seu filho vá sempre na posição sentada e nunca deitado, pois pode correr o risco de asfixia postural.

 

Ring Sling (Sling de Argolas)

O sling de argolas é uma faixa de tecido que tem na sua extremidade duas argolas que vão permitir que ajuste o porta-bebés conforme achar necessário. Assim como o pouch sling, ele é super prático e normalmente um dos mais usados.

Sling de Argolas Neobulle Simon

 

Ao contrário do pouch sling, este é ajustável e é uma excelente opção para quem transporta recém-nascidos. No entanto, como ele fica apoiado num dos ombros, pode provocar dores de costas ou de postura, principalmente se o seu bebé tiver mais de 10 kg. Nesse caso o ideal é não o usar por muitas horas seguidas.

 

Mochilas ajustáveis

As mochilas ajustáveis porta-bebés têm o mesmo propósito dos panos de transporte mas a fixação e os ajustes são feitos com alças, arnês e fivelas, tal como nas mochilas tradicionais.

O que as torna muito práticas e fáceis de usar é a sua aplicabilidade, por não ser preciso fazer amarrações. Tenha em atenção que para ela ser ergonómica, o assento deve dar um apoio correto ao bebé, as pernas devem ficar em posição de "M" e o corpo em posição de "C" para evitar que seja exercida pressão na sua coluna.

Mochila Ajustável BabySize Hana

 

Além deste tipo de porta-bebés possuir uma estrutura maior com fechos e outras funcionalidades, este é provavelmente o porta-bebés favorito pela sua praticidade e por isso também o mais dispendioso. É importante ter em atenção que apesar das suas vantagem a nível de conforte e qualidade dos materiais, estes podem ser considerados incómodos no verão por não serem tão frescos. Outra questão é quando os pais da criança têm grande diferença de altura e irão partilhar a mochila, pode ser um pouco chato ter de refazer constantemente os ajustes necessários.

 

Mei Tai / Mei Tai Evolutivo

O Mei Tai é um porta-bebés que teve origem no leste asiático e consiste num painel central com quatro faixas para as amarrações e que, conforme o modelo, pode ser de pano ou fivela. Este é portanto uma fusão do porta-bebés de pano com a mochila ajustável. Ele permite que o bebé tenha a sua coluna bem apoiada e que fique na posição de "M" como um sapinho.

Já o Mei Tai evolutivo é uma variação do Mei Tai e é também o mais aconselhado para o caso de querer transportar o seu bebé recém-nascido, pois é possível ajustar o painel do porta-bebés em largura ou comprimento ao contrário do Mei Tai simples que é mais limitado nesse tipo de ajustes.

Hop Tye Hoppediz - Mei Tai Evolutivo

 

Seguem-se algumas questões comparativas que vão ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso em específico.

 

Qual é a diferença entre a Mochila Ajustável e o Mei Tai?

Eles são muito parecidos e muitas das vezes é difícil distingui-los. No entanto, na maioria das vezes o Mei Tai é feito de tecido e tem uma base de suporte maior para a coluna do bebé, o que proporciona conforto acrescido.

 

O que é e como se identifica um porta-bebés evolutivo?

Um porta-bebés evolutivo, como o próprio nome indica, evolui de acordo com o crescimento do seu bebé. Para que isso seja possível, o painel do porta-bebés precisa ser ajustável em tamanho.

 

Qual é a posição correta para o bebé?

Quando faz babywearing, o bebé deve estar sentado. A cabeça e o pescoço devem ter o suporte adequado e as pernas devem estar na posição "M", também conhecida como "posição de sapo", para evitar problemas na anca. Quando o bebé está nessa posição, os joelhos devem estar mais altos que a anca e a coluna deve ser suavemente curvada na posição natural.

É muito importante que o bebé esteja na posição correta para evitar que este venha a ter problemas de displasia no quadril.

Ergonomia correta para as pernas do bebé segundo o Instituto de Displasia do Quadril

 

Qual é afinal o melhor porta-bebés?

Segundo Dr. Henrik Norholt, membro da Associação Mundial de Saúde Mental Infantil, este diz que a expressão facial dos pais é a principal fonte de interpretação do mundo ao redor do bebé nos primeiros meses de vida. Sendo assim, aconselha-se que o leve virado para si pelo máximo tempo possível.

Mochila Ajustável Neobulle Toddler Size

 

Lembre-se que nem todos os porta-bebés permitem todas as posições de transporte. Informe-se connosco antes de comprar o seu.

 

Qual é afinal o melhor porta-bebés?

O melhor tipo de porta-bebés vai depender de vários fatores, tais como: a idade do bebé, o peso, a estação em que ele será usado, se quer fazer ou não amarrações, o preço, entre outros. A melhor opção quando tem um bebé recém-nascido é começar sempre pelo panos não elásticos, semi-elásticos e elásticos ou então pelos slings de argolas e, só depois, passar para as mochilas ajustáveis ou outros porta-bebés equivalentes.

Se tiver interesse em adquirir um porta-bebés, fale connosco primeiro e iremos sugerir-lhe o porta-bebés mais adequado para babywearing no seu caso específico e de acordo com as suas necessidades.