Há diferença entre o Calçado Barefoot e/ou Calçado Respeitador?
Sim!
Imagina o calçado com três níveis, calçado normal, calçado respeitador e calçado Barefoot.
Calçado Normal: É o mais distante do calçado barefoot possível! É o calçado que se vê em todo o lado, desde supermercados até às lojas de marca. É calçado que foi feito principalmente para motivos estéticos e não para a saúde do pé. O calçado normal tem as seguintes propriedades: Ponta fina onde os dedos ficam apertados (muito diferente do calçado barefoot), sola grossa "para absorver o impacto" (importante apenas para quem pratica exercício de longa duração), e com declive (onde a ponta do calçado é mais baixa do que o calcanhar).
"Primeiro veio o calçado normal, depois veio o pé para o calçado normal."
Calçado Respeitador: É a evolução do calçado normal, mas ainda não é barefoot, pois já é concebido com um pouco mais de espaço dentro do sapato. Representa uma troca entre estética e conforto, embora geralmente consideremos que (dependendo do sapato, claro) é mais vantajoso optar diretamente pelo calçado barefoot.
Calçado Barefoot: É o calçado que respeita a forma do pé, geralmente fabricado com sola fina, sem declive e com bastante espaço para os pés. Feito de materiais mais leves, também requer materiais de alta qualidade para compensar, sendo ideal para longas caminhadas!
É normal que o calçado Barefoot tenha algum estigma na sociedade para ser aceite, afinal "só é bom o que todos usam", mas não é assim. Infelizmente, isso causa vários mitos sobre o calçado Barefoot.
Como por exemplo, MITOS:
- "Nós precisamos de calçado normal para suporte, não Barefoot "
- “Pés descalços? Vais constipar com Barefoot !”
- “Pés descalços e com Barefoot espalham germes e doenças”
- “Menos calçado = Barefoot = mais chulé”
- “Barefoot faz os pés doerem”
- “Barefoot = Solas finas = O calçado dura menos!”
- “Barefoot não tem estilo”
Começando então pelo primeiro:
"Nós precisamos de calçado normal para suporte, não Barefoot "
Respondemos comicamente com "Então, por que é que os animais não têm sapatos?"
Os humanos andavam descalços (literalmente Barefoot em inglês) durante milhares de anos, e só mais tarde é que o calçado começou a ser usado para proteger os pés.
Uma sola grossa, alta e pés apertados é uma invenção recente.
Nestas duas imagens, qual é que te parece um "pé normal"?
- “Pés descalços? Vais constipar com Barefoot !”
Não! Nem o frio nem estar molhado afeta uma constipação.
As constipações vêm de vírus, não de estar descalço, apanhar frio ou de termos os pés molhados. Deve ser o mito mais comum em que as pessoas acreditam
- “Pés descalços e com Barefoot espalham germes e doenças”
No ginásio ou na piscina? Sim, em casa? Não.
Os germes propagam-se muito mais rapidamente entre mãos do que entre pés, e mesmo assim as pessoas nem sempre lavam as mãos. Contudo, em locais onde há uma probabilidade de os germes se espalharem pelo chão, sempre podes usar Slip Stop!
- “Menos calçado = Barefoot = mais chulé”
Não! Os pés não produzem odor, mas produzem suor. Este suor propicia a criação de certas bactérias que geram esse odor. Quanto mais os pés estiverem livres e respirarem, menos suor, mais conforto e menos odor.
- “Barefoot faz os pés doerem”
Só dói para quem nunca usou calçado barefoot, isto é, porque os pés e as pernas não têm os músculos necessários para caminhar. Isto é causado por uma atrofia dos músculos. Da mesma maneira que vais pela primeira vez a um ginásio, precisas de te habituar.
- “Barefoot = Solas finas = O calçado dura menos!”
Se estivermos a falar de calçado "normal", sim, que é produzido em massa e destinado a ser descartável. Mas muito calçado barefoot é feito com materiais de primeira qualidade, pois é realmente necessário que sejam duráveis e flexíveis para uma experiência adequada.
Calçado dodo é usado neste imagem para mostrar o quanto fléxivel é o calçado barefoot.
- “Barefoot não tem estilo”
Quem diz isto nunca viu de certeza estes Baby Lobitos.
Estas baby lobitos são tããão giras! Vais dizer que não?
Factos sobre calçado Barefoot nos bebés!
- Os bebés não precisam, nem devem, usar sapatos quando ainda não andam, pois é importante deixá-los livres para explorar os pés e desenvolver a musculatura de forma adequada.
- Colocar calçado nos bebés atrapalha a propriocepção e o processo de aprendizagem para ficar de pé e iniciar o movimento de marcha.
- Dentro de casa, os bebés devem aprender a andar descalços, mesmo em pisos irregulares.
- Os bebés só precisam de calçar sapatos quando andam no exterior para proteger os pés de elementos perigosos.
- Quando não for seguro andar descalço no parque ou rua, pode-se usar attipas, que protegem os pés do bebé e respeitam o seu desenvolvimento natural.
- O calçado respeitador, conhecido como barefoot, protege os pés dos bebés sem interferir nos seus movimentos naturais e no desenvolvimento fisiológico, como se andassem descalços.
Como saber se o calçado é barefoot?
Os pés crescem e precisam de espaço para se movimentar e crescer.
A palmilha deve ter 0.8 a 1.2cm a mais do que a medida do pé.
Medidas Importantes:
até 0.8cm – mínimo espaço confortável
até 1.2cm – máximo espaço