Calçado Respeitador

Calçado Respeitador

Calçado Respeitador

Esta deve ser a pergunta do momento.
Cada vez mais se fala em calçado respeitador, e ainda bem.
No entanto, os bebés não precisam, nem devem, andar de sapatos quando ainda não andam. O tão importante conhecimento corporal, inclusive dos pés, começa antes dos primeiros passos. E, por isso, é importante deixá-los livres para que possam explorar os pés, tocá-los, apertá-los e até mesmo levá-los à boca. Além disso, a musculatura trabalha e desenvolve-se melhor com os pés livres.

Colocar calçado nos bebés atrapalha o que é conhecido como propriocepção, isto é, a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo. O calçado, altera o processo de aprender a ficar de pé, para que em seguida, possam iniciar o movimento de marcha.

Dentro de casa, e sempre que possível, os bebés devem aprender a andar descalços, mesmo em pisos irregulares, nos parques e na rua – onde seja seguro e sem vidros. 

Mesmo depois de começarem a andar, os bebés só precisam mesmo de usar sapatos quando andam no exterior, para proteger os seus pés de vidros e dos pés dos adultos.

Onde não for seguro (nos parques e na rua, por exemplo), as attipas protegem, ao mesmo tempo que respeitam!

O calçado respeitador, também conhecido como barefoot, é um calçado que protege os pés sem interferir com os seus movimentos naturais e desenvolvimento fisiológico no caso das crianças.
Como o nome barefoot indica, é como se andassem descalças, mantendo todos os benefícios associados, mas sem o risco de se magoarem.

MAS… como saber se o calçado é respeitador??

Sola

Fina: cerca de 3 mm até aos 4 anos para permitir o desenvolvimento normal dos seus pés. Pode aumentar (8 mm) para os mais velhos

Antiderrapante: para melhorar a aderência ao piso e assim evitar que o bebé escorregue ou caia

Flexível: deve ser possível dobrá-la na zona dos metatarsianos. Na aquisição de marcha deve  ser possível de torcer para permitir o movimento de todas as articulações e não atrapalhar movimentos

Dura: Não devem ser almofadadas (existem excepções como a prática de atividades específicas)

Sem declive (0 Drop): sem diferenças de altura em toda a sua extensão, por forma a não modificar a aplicação do peso e centro de gravidade da criança

Larga: para que não comprimam os dedos tornando-se desconfortáveis

Contraforte

Flexível e praticamente inexistente para que a criança ganhe força no tornozelo de forma natural durante a evolução da marcha, sem estabilizadores laterais que proporcionam um equilíbrio externo falso.

Sistema de ajuste

Fáceis de calçar e descalçar.

Os pés do bebé são sensíveis, o sapato deve adaptar-se ao pé sem provocar incómodo ou magoar, e não deve ser necessário forçá-los para conseguir calçar ou descalçar o bebé.

O mais simples é terem uma forma de se abrir e fechar, por exemplo, velcro, atacadores, fecho, mola, etc, de acordo com a idade da criança e a promoção da sua autonomia.

Palmilha

Sem elementos anatómicos: Um pé saudável não necessita de elementos com relevo na palmilha que interfira no natural desenvolvimento da ponte do pé.

De preferência extraível, para facilitar a sua limpeza e arejar diariamente.

Quero ver calçado respeitador

Ok, ouvi dizer que era preciso medir o pé?
E como faço isso??

Podes começar por fazer tu nos teus pés para que a criança queira fazer a seguir.

1. coloca uma folha no chão
2. coloca o pé na folha, com a criança de pé
3. desenha a forma do pé na folha
4. tira a medida do calcanhar ao ponto mais comprido do pé (geralmente temos uma linha diagonal

Como sei que o tamanho é o adequado?
Sabemos que os pés crescem, certo? Então precisamos de ter espaço para o pé se movimentar e crescer.
A palmilha precisa de ter entre 0.8 a 1.2cm a mais em relação á medida do pé.

sendo que
0.5cm – o sapato está inutilizado
0.8cm – margem mínima de espaço confortável
1.2cm – margem máxima de espaço

Vale relembrar que a fase de aquisição da marcha é provavelmente das mais importantes, e por isso precisamos de promover a melhor saúde do pé e do desenvolvimento.

Como saber se o sapato ainda serve à criança?
Colocamos diretamente na palmilha o comprimento do pé.

Porque sabemos que os pais precisam de ajuda, sabias que criamos uma ferramenta brutal para facilitar as vossas escolhas e seleções sem se perderem nas tabelas de todos os modelos e marcas?