Nem tudo é o que parece, e muitas vezes não ajuda quando somos mães e estamos rodeadas de mitos e verdades, e ficamos neste puxa para aqui, puxa para ali, sem saber o que fazer 😅 Sabes como é...
Por isso, decidimos falar dos mitos e verdades que mais ouvimos por aqui (e muitas vezes lá por casa das avós 🤫🤭).
Precisamos mesmo de desmistificar muitas destas coisas, pois toda a informação ajuda e o que uma recém-mãe precisa mesmo é de toda a informação boa que ela encontra 😀
"Peitos grandes fazem mais leite do que peitos pequenos"
MITO
O tamanho dos peitos não indica quanto leite produzem, mas sim o tamanho das glândulas produtoras de leite.
O tamanho do peito está ligado à acumulação de gordura local, que depende de cada mulher.
"A produção do leite depende do quanto o bebé mama"
Verdade
O corpo da mãe adapta-se à quantidade de leite que o bebé precisa. Quanto mais os peitos forem estimulados por um bebé, mais leite será produzido.
"Há mulheres que têm o leite fraco"
MITO
O leite materno não é fraco. É um alimento que vai mudando do primeiro ao último dia. Há, sim, mulheres com problemas na produção de leite, o que é diferente.
"Vida stressada pode levar a problemas no leite"
Verdade
O stress liberta hormonas que, por sua vez, podem levar a menos produção de leite. O leite não acaba da noite para o dia. Por isso, vamos dar espaço à mãe, para a saúde dela e do bebé!
"Tomar ibuprofeno durante a amamentação faz mal ao bebé"
MITO
É geralmente considerado seguro tomar ibuprofeno durante a amamentação. Sim, alguma parte deste medicamento passa para o bebé, mas são apenas quantidades mínimas de medicamento que não prejudicam o bebé. Vê a compatibilidade do medicamento em: e-lactancia.org
"Temos que lavar os mamilos todas as vezes"
MITO
Os bebés conhecem a mãe maioritariamente pelo cheiro e sons. Os mamilos produzem um cheiro próprio que os bebés reconhecem, e, além disso, têm boas bactérias. Estar a lavar excessivamente o nosso corpo pode fazer com que o bebé rejeite o leite.
"Um bebé pode mamar depois de um ano"
Verdade
Algumas mães pensam que, por o bebé completar um ano, devem forçar o bebé a deixar de mamar. O bebé pode mamar até quando quiser naturalmente, não lhe faz mal nem a ele, nem a ti.
Como vês, até o melhor leite do mundo precisa de ajuda!
O bebé precisa da mãe saudável! E isso passa pelo bem-estar da mãe, fisicamente e psicologicamente. O bebé pode sentir que algo não está bem, e isso também pode dar complicações na hora de amamentar. Por isso ficam também aqui alguns problemas, que claro, tem sempre a sua solução!
Problema:
"Não consigo por o bebé confortavel para mamar"
Solução:
Almofada de amamentação!
Problema:
"Não estou sempre presente para dar de mamar, mas ele não pode passar sem o meu leite"
Solução:
Bomba de Amamentação!
Problema:
"Gostava de dar de mamar em qualquer lado, mas com discrição"
Solução:
Sutiã de amamentação!
Problema:
"Há dias que a mama escorre um pouco de leite e suja a roupa toda"
Solução:
Discos Amamentação!
Problema:
"A minha pele esticou, tenho estrias na barriga e no peito agora..."
Solução:
Óleo Anti Estrias!
Precisas de ajuda mais especializada?
Ou até queres estar completamente informada sobre amamentação?
Temos consultas de amamentação! A consulta de amamentação destina-se a todos os casos em que se verificam dificuldades na amamentação após o parto ou até alguém que vá alimentar um bebé pela primeira vez.
Não há razões para a desinformação sobre a amamentação! Assim já desmistificamos os mitos, resolvemos problemas e até sabes que há ajuda especializada. Só na Gotu, porque gotu de ti!